"Vamos lá, Fogão, mostra pra essa galera que te ama, que os tempos mudaram!

O GLORIOSO

O Botafogo Football Club foi fundado oficialmente em 12 de agosto de 1904, no bairro que tem o mesmo nome. A padroeira do clube é Nossa Senhora da Conceição, que tem seu dia comemorado em 8 de dezembro.
Apelidado de "O Glorioso" por conta das goleadas aplicadas no início do século XX, a equipe de futebol é responsável pelo placar mais elástico da história do futebol brasileiro: 24 a 0 sobre o Mangueira.
Em 1906, o Botafogo venceu seu primeiro título, a Taça Caxambu, o primeiro torneio do futebol do Rio de Janeiro, disputado pelas equipes de segundo-quadro.
Em 1910, o Botafogo venceu o Campeonato Carioca. Com uma campanha marcada por sete goleadas aplicadas sobre os adversários na competição, tornou-se de vez o conhecido como "O Glorioso".
Nas décadas de 1950 e 1960, o Botafogo viveu um dos seus períodos mais áureos, contando com a participação de craques como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Zagallo, Amarildo, Quarentinha e Manga.
O dia 16 de maio é comemorado como o dia do Alvinegro. Destque também para o ditado popular "Tem coisas que só acontecem com o Botafogo", criado por conta de situações inusitadas. Seu mascote é o Biriba.
Rebaixado pela Série B, em 2002, atualmente o time ostenta a marca de 18 vezes campeão carioca, sendo a última em 2006, campeão brasileiro em 1995 e campeão da Copa Commebol, em 1993.
Em 2008, o clube disputará o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas