A cidade que nasci e é meu ideal de vida hoje! Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro

Minha Campos, que era dos índios Goytacazes, uma tribo, de valentes, guerreiros e que foram dizimados pelos europeus, principalmente os portugueses, descendentes dos senhores de engenhos, os homens que durante anos mandaram a ferro e fogo na cidade.
Aqui também vive/viveu a segunda maior população de escravos negros do Brasil, ficando atrás de Salvador-BA, onde a abolição só ocorreu muito depois do Ato da Princesa Isabel, onde ainda hoje existem pessoas marginalizadas, carentes, humilhada e massacrada por governos ditos populares, onde o que mais importa é o acumulo de bens e ostentação de riqueza, onde mansões são construídas ao lado de barracos, onde carroças dividem espaços com carros de luxo importados, onde as grifes são para as elites e as camisas com o nome do político para o pobre, analfabeto que depende de um sacolão, uma vaga naquela empresa prestadora de serviço, ou um caminhão de tijolo para construir o seu barraco, uma área invadida, o que é visto claramente no Parque Aldeia, ao lado da lagoa de Furnas.
O Senador Nelson Carneiro deve estar se revirando no túmulo, ao ver que a Lei que criou, como forma de compensar os danos causados pela exploração de petróleo nas cidades onde este tipo de serviço é realizado, se vivo estivesse, não acreditaria, nem seria participante deste desmando e aprobriação indébita do que é para ser usado restritamente para obras de urbanização e saneamento.
Quando li no telegiz do Irajá a frase: Os responsáveis por isso são os Royalties do Petróleo, me fez refletir e por um instante imaginar se a ganância para chegar ao cargo de chefe do executivo municipal existiria se esse montante de repasses não mais existissem.
Não pensam na cidade a longo prazo, os investimentos são obscuros, a aplicabilidade do que é público se torna uma caixa preta indecifrável.
Carecemos de bons homens, com integridade, honra, caráter e ética para nos representar, pois assim que assumem algum posto, logo são cooptados, e de brinde ganham recursos para administrar aquela ONG ou Associação sem fins lucrativos!(?), para arregimentar os cabos eleitorais para o próximo pleito.
Eu acredito que a sociedade civil organizada seja capaz de se reunir e traçar novos planos para que tenhamos um cidade bem administrada, com planejamento capaz de resolver a problemática dos transportes, da educação, da saúde, do saneamento básico, da habitação, do esporte, da cultura.
Não queremos mais viver de pão e circo, esta fórmula de governar está ultrapassada.
É o momento oportuno para contratar gente capacitada para agir, com formação educacional direcionada a cada pasta e não um monte de figurinhas que são repetidas, como alguém disse: - São todos farinhas do mesmo saco, apenas fazendo uma dança das cadeiras! Chega do jeitinho brasileiro.
Ou aproveitamos este momento para que Campos tome um rumo e se desenvolva, o estaremos fadados a pagar o preço do atraso e as consequências de ser omisso, compactuando e aceitando tudo do jeito que está.
Chega do pacto da mediocridade!
Vamos avançar!
Olhar para frente e não buscar culpados, olhar para o futuro e fazer com que os príncipios estejam acima das personalidades!
Que algúém se inspire em José do Patrocínio e outros vultos da Planície para proporcionar ao povo da nossa terra um pouco mais de digninidade e paz.
É o que penso!
Fabiano Seixas!
"Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme."
Provérbios 29:02

Comentários

Anônimo disse…
Pois eh Sepé, oq eh isto q está acontecendo com nossa Campos?
E a sua última frase diz tudo, "Quando os justos governam, alegra-se o povo" fato esse q ñ vejo a muito tempo aqui em nossa cidade.
Quando vc comentou sobre os royalties, ñ me recordo tão bem, mas sempre escutei minha mãe falar q nem quando não tinha essa "renda" tão alta a cidade era tão mal cuidada assim, agente ñ cresce, ñ sai do lugar.
Lastimável essa situação.
E admiro jovens como vc q lutam pela nossa cidade, q vão as ruas e manifestam por melhoras, q reivindicam algo decente pra nossa Campos, q como vc disse Cidade q nasci.
Mudança já!!!!
Fabiano Seixas disse…
Obrigado pela visita e pelo incentivo, procuro fazer desse espaço, junto com aqueles que aqui também participam, um lugar para que nossas idéias, nossos ideais e projetos encontrem ecos!
Acredito nas instituições e creio que num futuro não muito distante nossa querida Campos dos Goytacazes voltará ao cenário nacional não apenas pelos descasos políticos, mas pelas atitudes ousadas dos homens de bem na construção de uma cidade, com o desenvolvimento voltado para todos!
Uma abraço!
Mudança Já!

Postagens mais visitadas