Prominp reduz exigências na seleção pública


Ficou mais fácil ingressar nos cursos do Prominp. Neste terceiro ciclo de seleção pública, que oferece 15.569 vagas em 127 cursos de qualificação profissional, diversos pré-requisitos de algumas categorias profissionais foram revistos (ver quadros abaixo), como forma de ampliar as chances de ingresso de profissionais sem experiência nos cursos e, posteriormente, no mercado de trabalho. O edital, lançado no dia 7 de abril, já incluiu as modificações. As inscrições estão abertas até o dia 25 de abril.
Nível básico - Para algumas categorias de nível básico, que antes exigiam um tempo de experiência mínima, o Prominp substituiu esse requisito por um módulo de nivelamento prático durante o curso, quase duplicando sua carga horária. Os cursos que antes tinham 180 horas de duração passarão a ter 334 horas. As categorias que se encaixam neste bloco de alteração são: acoplador, caldeireiro, curvador, isolador, mecânico ajustador, mecânico montador, encanador, revestidor, soldador de estrutura, soldador de pipe line e soldador de tubulação. Das 15.569 vagas oferecidas neste edital, 5.561 são para estas categorias.
Nível médio - Os pré-requisitos de três categorias de nível médio – eletricista montador, eletricista força e controle e instrumentista montador – também sofreram mudanças. Com os respectivos cursos reestruturados, o Prominp excluiu a exigência do tempo de experiência no edital. São 1.316 vagas destinadas a estas categorias.Os candidatos que possuem curso técnico de nível médio completo também não precisarão de experiência para se inscrever em inúmeros cursos de nível médio, tais como: encarregado de andaime, encarregado de elétrica, encarregado de estrutura, encarregado de solda, instrumentista sistemas, desenhista projetista de elétrica, desenhista projetista de civil, desenhista projetista de automação, profissional de qualidade e profissional de planejamento, entre outros. Categorias que antes não tinham a experiência como exigência permanecem iguais neste edital. Para se inscrever em uma das 2.219 vagas oferecidas para cursos, por exemplo, de lixador, pintor, operador de trator, montador, montador de andaime e auxiliar de movimentação de carga, basta ter o Ensino Fundamental completo ou até a 4ª série, dependendo da categoria escolhida.Já quem possui nível médio completo e não tem experiência, pode se inscrever para apoio administrativo, assistente de logística, cozinheiro, operador de sonda de produção, operador de sonda de perfuração, padeiro/confeiteiro e plataformista. São 942 vagas destinadas a essas categorias.As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril no site do Prominp
(www.prominp.com.br) ou nas agências dos Correios selecionadas. O edital está disponível para consulta e download nos sites do Prominp e da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

Comentários

Anônimo disse…
Olá,
Existe alguma previsão de novo processo seletivo?
Só tomei conhecimento após o término das inscrições.
Desde já agradeço.
Fabiano Seixas disse…
Olá!
Estive no site www.prominp.com.br e por enquanto ainda não tem nenhuma informação sobre a realização de novos processos seletivos, sugiro que você pesquise sempre nesse site para ficar por dentro dos novos processos seletivos.
Agradeço pela vista ao blog.

Um abraço!

Fabiano.

Postagens mais visitadas