Um paraíso chamado Armação dos Búzios, no litoral fluminense :)

Um pouco da rica história de Armação dos Búzios:
"A história de Armação dos Búzios é antiga, pouco conhecida pelos turistas que freqüentam a região. Em Búzios há uma relação com os estrangeiros que vem desde a época do descobrimento do Brasil. Segundo Cunha (1996), no século XVI eram os índios tupinambás que ocupavam esta área, onde praticavam a pesca, a caça e o cultivo de mandioca e de milho. Eles mantiveram estreitas relações com corsários e contrabandistas franceses, que se escondiam na localidade para contrabandear madeiras de lei principalmente o pau-brasil (Caesalpinia echinata),e vender escravos.
Em meados do século XVII, Armação dos Búzios foi invadida por franceses e ingleses. Foi base de piratas, ponto de de tráfico de Pau Brasil e desembarque de escravos africanos. Ainda na Praia de Manguinhos pode-se apreciar o cais de pedras feito pelos escravos. Mais tarde (século XVII), os franceses foram expulsos pelos portugueses após sangrentas disputas que Dizimaram significativamente a população indígena.No século XVII era uma pequena vila de pescadores com 20 casas.
No final do século, durante a guerra dos corsos, o navio "Vingadores", de bandeira corsa Argentina bombardeou a costa de Búzios, como mostra o óleo sobre tela no Museu Histórico de Búzios, sito na Rua das Pedras.No final do século XIX e início do século XX, Búzios começou a receber imigrantes portugueses que se uniram ao grupo de pescadores locais, ensinando-lhes novas técnicas de pesca. Neste século, foi também criada a Armação das Baleias de Búzios que consistia numa estrutura para capturar baleias em certas épocas do ano, ocasionando então o nome do Balneário: Armação dos Búzios.
O óleo das baleias era extraído e usado tanto para a iluminação da cidade de Rio de Janeiro quanto para exportação. Os ossos dos animais capturados eram enterrados na praia ao lado da Praia da Armação, dando origem ao nome de uma das mais famosas praias de Búzios, a Praia dos Ossos. Tempos depois, a área foi destinada para lavoura, criação de gado e as atividades das grandes fazendas, sendo a pesca, neste trecho de litoral, terminantemente proibida.
Terminada a proibição, a economia local permaneceu por longo período baseada na pesca e na agricultura em pequena escala, até meados do século XX, quando começaram a surgir atividades cujas características são totalmente diferentes das tradicionais: as relacionadas com o Turismo."
Praia de Geribá
Praia de João Fernandinho
Praia do Canto Praia dos Ossos

Comentários

Postagens mais visitadas