Clipping Monitor Campista: Lula vai conhecer obra do porto do Açu


O Governador Sérgio Cabral e dono da MMX, Eike Batista, articulam visita conjunta para as próximas semanas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode vir mais uma vez à região Norte Fluminense ainda no próximo mês. Dessa vez, o presidente viria a São João da Barra, para acompanhar o andamento das obras do Complexo Portuário do Açu, o maior investimento privado do país. A visita, que ainda não tem data marcada, deverá acontecer entre os dias 14 e 17 de abril, mas a data ainda não está confirmada. Essa será a segunda vez que o presidente virá na região em compromissos oficiais.

A primeira, foi no dia 16 de agosto de 2007, quando Lula inaugurou a Unidade de Ensino Descentralizada do Cefet, em Guarus.
A notícia foi divulgada por uma fonte no Palácio das Laranjeiras. Lula deverá ser acompanhado pelo Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral e pelo presidente da MMX, o empresário Eike Batista, que está investindo pesado na construção do porto. Depois o governador esteve na cidade para inaugurar o Centro de Convenções da Uenf e a Ponte Rosinha Garotinho.
NÚMEROSAtualmente, 500 operários estão trabalhando no canteiro de obras do porto e 1.500 deverão estar trabalhando até o final do ano.

O investimento total será de R$ 1,5 bilhão de reais. Além do porto, que terá seis berços para atracação de navios, o investimento ainda prevê a construção do maior minerioduto do mundo, com aproximadamente 525 quilômetros de extensão e capacidade para transportar 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Para a implantação do Sistema Integrado Minas-Rio serão investidos cerca de R$ 6 bilhões, com a geração de cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos durante as obras e de 6 mil na fase operacional, entre funcionários próprios e de empresas terceirizadas.

O Sistema começará a operar no segundo semestre de 2009, atingindo 8 milhões de toneladas naquele ano, subindo para 20 milhões em 2010 e 26 milhões em 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas