Campanha para incentivar jovens a tirar o título de eleitor



2008 é ano de eleição. É o momento em que todos os brasileiros terão o direito de escolher seus representantes para os próximos quatro anos e a juventude não pode ficar fora desse importante exercício de democracia. Pensando nisso, a União da Juventude Socialista (UJS) está realizando, desde o começo do mês, a campanha "Se Liga 16".

O objetivo da campanha é incentivar jovens com idade entre 16 e 18 anos a tirar o título de eleitor e participar diretamente, através de seu voto, da vida política do município. A iniciativa é realizada em parceria com a UBES, ALERJ, OAB-RJ, Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria Estadual de Educação.Em Campos, a campanha está acontecendo em várias escolas.

Através de passagem nas salas de aula, os jovens são conscientizados da importância do voto e da escolha certa dos governantes. Na agenda do "Se Liga 16" estão instituições como Liceu, Cefet Campos, Escola Agrícola Antônio Sarlo, Uned Guarus e outras.

Na opinião de André Lacerda, presidente da UJS, a participação política da juventude é importante para a construção de um país melhor. "Antes de sermos o futuro do Brasil, somos o presente! O título de eleitor é o porta-voz da cidade que queremos: com educação, geração de empregos, mais cultura e segurança", disse.Para tirar o título de eleitor, o jovem deve se dirigir a um cartório eleitoral até o dia 7 de maio, portando um documento de identidade (RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho) e comprovante de residência.

O título fica pronto na hora. Em Campos, os cartórios eleitorais funcionam no Palácio Nilo Peçanha, no centro da cidade.


História - A possibilidade de votar a partir dos 16 anos foi uma conquista da juventude brasileira garantida pela constituição de 1988. Naquela época, a juventude já influenciava os rumos do Brasil, mas através de mobilizações, como a luta contra a ditadura e a campanha por eleições diretas.

Comentários

Anônimo disse…
oi amigo,eu caloquei fogo no titulo so tem ladrão

Postagens mais visitadas