Institutos vão formar professores

Os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia reservarão 20% de seu orçamento para a formação de professores da educação básica. “Serão R$ 500 milhões por ano”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira, 8, em entrevista concedida à NBR TV.
A educação básica do país apresenta grande déficit de professores de química, física, biologia e matemática. Para ajudar a reverter o quadro, os institutos destinarão parte do orçamento à abertura de cursos de licenciaturas nessas áreas. Também serão formados professores para atuar na educação profissional e tecnológica, a partir do incentivo do governo à abertura de cursos de mecânica, eletricidade e informática. Os institutos enfocarão ainda a oferta de cursos superiores de engenharias e bacharelados tecnológicos.
Para o ensino médio, metade das vagas será destinada ao ensino integrado ao profissional. “Só agora a educação profissional é tão valorizada quanto a educação superior no país”, destacou Haddad, em alusão à expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciada em 2005. Até 2010, haverá 214 novas escolas. Serão 354 no total.
“A pretensão do presidente Lula é inaugurar cem escolas este ano por ocasião do centenário da rede”, salientou o ministro. De acordo com Haddad, das 150 escolas previstas na segunda fase do plano de expansão, 123 estão com licitações concluídas ou em andamento. “Todas as mesorregiões do país terão no mínimo uma escola técnica federal, congregada no âmbito dos institutos”, explicou.
A
lei que cria os institutos foi sancionada em 29 de dezembro do ano passado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “O papel dos institutos é oferecer cursos em sintonia com os arranjos produtivos locais para atender o setor produtivo e promover o desenvolvimento local”, explicou Haddad.
Ouça a
entrevista na íntegra.
Assista à entrevista na íntegra:
Parte I Parte II Parte III
Maria Clara Machado

Comentários

Vitor Menezes disse…
Seu Sepé, diz aí um tema para a enquete da Rede Blog. O seu está na vez! Abração!

Postagens mais visitadas