OBRA DE RECUPERAÇÃO DE DIQUE EM SJB

A Defesa Civil de São João da Barra, a secretaria de Obras e a secretaria de Meio Ambiente informaram que prossegue o processo de recuperação do dique do Viana, em Cajueiro, que em dezembro do ano passado desmoronou e por pouco não rompeu.
A previsão é que a obra de enrocamento de pedras seja concluída num prazo de até 90 dias. A intervenção que vem sendo feita no local tem a finalidade de dissipar a força do Rio Paraíba do Sul na área.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, será construído também um reforço na parte posterior do dique, visando reduzir o risco de ocorrer um rompimento da estrutura. A obra é executada pela Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), com verba do Governo Federal, em um trecho de aproximadamente 300 metros. "Os trabalhos prosseguem normalmente.
Acreditamos que em uns dois ou três meses tudo já esteja pronto", prevê.
Diferentes fatores podem influenciar no rompimento de um dique – elevação repentina que chegue ao nível de nove metros, quantidade de chuva, receber todo volume de água do Rio de forma frontal aumentando consideravelmente o processo de erosão, mudança da tangente do leito e outros.
O desmoronamento do dique ocorreu devido à desagregação do material por infiltração e pela falta de manutenção nas décadas de 80 e 90.

Comentários

Postagens mais visitadas