Primeira Reitora do IF-Fluminense é empossada pelo Ministro da Educação



Trinta e oito reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram empossados na manhã desta quinta-feira em cerimônia no Auditório do Ministério da Educação, em Brasília. Participaram da solenidade, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco e o Ministro da Educação Michel Hadad.
Entre os empossados está a ex-Diretora Geral do Cefet Campos Cibele Daher.
Esta é a primeira vez que um Ministro de Estado empossa os responsáveis por administrar instituições de ensino tecnológico. Antes a cerimônia só acontecia para reitores de universidades Federais. Isto só foi possível graças à lei que elevou os Cefets ao patamar de Institutos. Durante seu discurso, Hadad destacou a importância desta mudança e disse que o objetivo do novo conceito de instituição é reforçar os valores históricos do ensino tecnológico e manter o compromisso com a qualidade. " Pelo menos 70% das atividades dos IFETs serão voltadas para melhorar o ensino médio, seja nos cursos oferecidos ou nas licenciaturas, e para contribuir com a formação profissional tecnológica, mão de obra que o Brasil tanto necessita" afirmou.
Os Institutos Federais estão presentes em todos os estados brasileiros e terão mais autonomia que os antigos Cefets, escolas agrotécnicas e escolas técnicas. Eles vão oferecer o ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas e terão forte inserção nas áreas de pesquisa e extensão.
O IF-Fluminense tem cerca de 11 mil alunos e incorpora as unidades – chamadas de Campus - de Campos, Guarus, Macaé, Cabo Frio, CTA Ildefonso Bastos Borges (Bom Jesus) e Itaperuna, além da UPEA e dos núcleos avançados de São João da Barra e Quissamã.
Para a nova reitora, Cibele Daher, conduzir a instituição nesta mudança é um grande desafio. "Acredito que só com a ajuda e o compromisso de todos, alunos, servidores e funcionários, será possível fazer uma transição com excelência e tenho certeza que todos estão empenhados em contribuir com este processo".
Durante a semana, Cibele participou de reuniões de trabalho no Ministério e em breve vai anunciar as primeiras ações no Instituto.
Texto e imagens da Ímpar Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas