O meu Programa de Transição

Trótski e a sua filha Nina

O "Programa de Transição" (1938), elaborado por Leon Trotsky, teve como objetivo definir bases programáticas para a construção da IV Internacional.
Trotsky acreditava que era preciso auxiliar as massas trabalhadoras a encontrar uma "ponte" entre as reivindicações que tivessem naquele momento e o que seriam bandeiras programáticas propriamente revolucionárias.
Defendia que se elaborasse um sistema de reivindicações transitórias, construindo um programa de acordo com as condições momentâneas e a consciência momentânea de amplas camadas da classe trabalhadora, mas que fosse capaz de conduzir à conquista do poder pelo proletariado.

"Dentre os fatores que determinam o movimento de massas, segundo Trotsky temos de um lado as condições objetivas do capitalismo que está em um processo de deterioração, o que guia as massas rumo à revolução e de outro lado temos a atitude traidora da direção das organizações operárias. O fator decisivo, porém é o histórico que não se submete as direções traidoras e que de acordo com o longo processo de elaboração do materialismo histórico determina a tomada de poder pelas massas trabalhadoras."

"O programa mínimo segundo Trotsky é o conjunto de todas as reivindicações democráticas que deveriam ter sido atendidas pelo próprio capitalismo e que seriam desenvolvidas na nova etapa socialista através de um programa de reivindicações máximo.
Como reivindicações mínimas, podemos destacar os direitos sociais, direito a voto, etc.
Historicamente temos uma separação do programa mínimo e do máximo devido as diversas etapas até se chegar a revolução socialista, o que faz com que um conjunto de reivindicações mínimas sejam atendidas para que depois tenhamos um número maior de reivindicações máximas, atendidas pela própria revolução socialista."

Comentários

Renato disse…
Em um tempo de evidência da permanente crise do capitalismo e de tantas direções traidoras,valeu a lembrança!
Um abraço,Renato Gonçalves.
Fabiano Seixas disse…
Renato, aprendi alguns valores contigo que fazem parte do meu cotidiano, da minha forma de interpretar o mundo e as engrenagens que atuam numa espécie de comensalismo.
Ler sobre o Leon e discutir o seu pensamento político, junto aos militantes do ME na década passada, me fizeram acreditar que uma outra sociedade é possível, se se prostituir, o que é tão como aqui na terra plena.

Postagens mais visitadas