Estudantes da UFF elegem nova direção para o diretório acadêmico


Lara Barreto, nova presidente do DACOM


Aconteceu nesta quarta e quinta-feira no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos, a eleição para o Diretório Acadêmico Conceição Muniz (DACOM), entidade representativa dos estudantes da instituição. Duas chapas disputaram o pleito: Chapa 1- Quem sabe faz a hora não espera acontecer e Chapa 2 - Quando a gente muda, o mundo muda com a gente.

A Chapa 1, liderada pela estudante Natália Soares, de 19 anos, obteve 136 votos e foi superada pela Chapa 2, liderada por Lara Barreto, 26 anos, que obteve 163 votos. A chapa vencedora, que manteve uma linha de oposição à atual gestão do diretório durante toda a campanha, comemorou o resultado e prometeu reorganizar o movimento estudantil na UFF.


"A universidade não é apenas um espaço para o conhecimento teórico, ela é também um espaço para a prática política. E o movimento estudantil organizado é um passo importante para que isso aconteça. Nossa proposta é fazer uma gestão que atenda aos anseios dos estudantes. A jornada é longa, mas conseguiremos!", enfatizou Lara Barreto, presidente eleita para a próxima gestão do DACOM.

Ela ressaltou ainda que entre as prioridades em sua gestão estará lutar por mais investimentos em assistência estudantil, reivindicando a construção de um berçário, bandejão e alojamento. Lara, também, se posicionou favorável à expansão da UFF, beneficiada pelo Programa de Expansão do Ensino Superior (REUNI) do governo federal, que inclui a construção de um novo prédio e a abertura de novos cursos em Campos.


"Sabemos que a expansão foi uma luta árdua, que só foi obtida através da coletividade. Achamos que a discussão deve ser participativa, ouvindo todas as instâncias internas. Defendemos a criação de cursos de acordo com as demandas da região, bem como a abertura de concurso público para a contratação de novos profissionais para a instituição, e também o investimento em ensino, pesquisa e extensão para a manutenção da qualidade de ensino", disse Lara.


A nova direção eleita para o DACOM tomará posse na próxima segunda-feira e terá como primeira iniciativa, marcar uma reunião com o diretor da UFF-Campos afim de se inteirar sobre os assuntos internos da universidade e propor uma discussão permanente com os estudantes sobre o projeto de expansão em Campos. A nova direção terá mandato de um ano e pretende retomar o diálogo da entidade com a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Nenhum comentário: