LAGOA DO SALGADO É TEMA DE PALESTRA EM SÃO JOÃO DA BARRA


A Lagoa Salgada ou do Salgado, localizada em território sanjoanense, mais precisamente no quinto distrito do município, será tema de palestra a ser realizada nesta terça-feira (04), às 13h, no Ciep Gladys Teixeira, no centro de São João da Barra. O evento serve como comemoração pela implantação do Mini Espaço da Ciência do Ciep e tem como público alvo alunos, professores e convidados.
Responsável por ministrar a palestra, o ambientalista André Pinto, que integra a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, explica que o tema foi escolhido pela própria direção da unidade escolar, devido às particularidades da lagoa.
— A Lagoa Salgada é a única do gênero na América do Sul e Central. Ela difere das demais lagoas por conter um sítio com materiais fósseis e por ser hiperrsalina. Sua lama é comparada com a do Mar Morto pela suas condições terapêuticas — frisa André, acrescentando que a lagoa abriga as únicas ocorrências de estromatólitos carbonáticos colunares, domais, estratiformes, trombólitos e oncólitos da idade holocênica do Brasil, e provavelmente de toda a América do Sul segundo o professor Narendra K. Srivastra do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, além dos estromatólitos carbonáticos, considerados as primeiras espécies do planeta.
Com 5 km², a Lagoa Salgada, poderá, de acordo com André, se tornar, em breve, Patrimônio da Humanidade, já que existe uma solicitação nesse sentido junto à Unesco.
— Vale lembrar que ela costuma ser tema de diversos encontros e congressos a nível internacional. Nessa palestra, nós estaremos mostrando, inclusive através de imagens, a importância da lagoa e todos os motivos que a tornam tão diferente. Nesse contexto estão incluídas questões como beleza e algumas curiosidades — finaliza André.
A sua importância geológica e paleontológica poderá ser comparada com as outras poucas ocorrências semelhantes em Shark Bay (Austrália), Pink ou Spencer Lake (Austrália), Bahamas, Golfo Pérsico, Solar Lake (Israel ), Salt Lake (EUA) , Green Lake (EUA), Yellowstone National Park (EUA), Florida (EUA), Ilha de Hai-Nan (China) e Golfo do México, entre outros.
Em 2005, na gestão da prefeita Carla Machado, a Lagoa do Salgado se tornou um cartão postal do município e uma referência do turismo ambiental e científico.

Fonte: Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Maurício Barreto

Comentários

Postagens mais visitadas