Barack Obama é Eleito o 44º Presidente dos Estados Unidos da América


Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, foi eleito [1] como 44º presidente de seu país, pelo Partido Democrata. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008. É também senador pelo estado de Illinois.

Obama é o primeiro afro-americano a ser nomeado candidato a presidente por um dos principais partidos políticos americanos. É também o único senador afro-americano na atual legislatura.

Polêmicas envolvendo racismo e religião

Barack Obama foi acusado de racismo contra indivíduos de etnia branca, por ter participado da Igreja do Pastor Jeremiah Wright Jr.,considerado racista negro. Obama negou a associação. Associações racistas e nazistas consideraram-no um extremista racial negro, de origem islâmica, Daniel Pipes o considerou mulçumano, por ser filho de pai mulçumano, ainda que não praticante.


É casado desde 1992 com Michelle Obama, é pai de duas meninas, Malia e Sasha.


Na madrugada de quarta-feira, dia 05 de novembro de 2008, Barack Obama é eleito 44º Presidente dos Estados Unidos. Com uma margem de 338 contra 163 votos no Colégio Eleitoral, venceu seu adversário John McCain, é o primeiro presidente negro eleito no país. Nos votos populares, Obama conquistou 52% das intenções, contra 47% de John McCain.,

A eleição presidencial de 2008 nos Estados Unidos da América foi realizada em 4 de novembro foi a 56ª eleição presidencial quadrienal no país, e permitiu eleger o Presidente e Vice-presidente. Os dois concorrentes principais foram Barack Obama (senador pelo Illinois, apoiado pelo Partido Democrata) e John McCain (senador pelo Arizona, apoiado pelo Partido Republicano). O presidente-eleito foi Barack Obama, que venceu com maioria do Colégio Eleitoral e também do voto popular. Em 20 de Janeiro de 2009 tomará posse como 44º presidente do país.

O processo eleitoral

O processo eleitoral consiste na escolha de membros para o Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, e o candidato que tiver mais votos no Colégio Eleitoral (pelo menos 270 votos) é o escolhido como presidente dos Estados Unidos. Se nenhum candidato receber a maioria dos votos no Colégio Eleitoral, o presidente-eleito é escolhido numa votação da Câmara de Representantes dos Estados Unidos da América.

Tal como na eleição de 2004, o número de eleitores do Colégio Eleitoral em cada estado americano é parcialmente baseado no censo do ano 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas