Iniciativa contra fraudes: Municípios que realizarão votação biométrica estão preparados para as eleições do dia 5



Os três municípios escolhidos para inaugurar no Brasil o sistema de votação biométrica, em que os eleitores são identificados por suas impressões digitais, já estão com praticamente tudo pronto para o pleito do dia 5 de outubro.
Desde o início do ano, São João Batista, em Santa Catarina, Colorado D´Oeste, em Rondônia, e Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul, se preparam para esse momento.
Ao passarem por uma revisão do eleitorado, a população desses municípios foi cadastrada com o apoio de técnicos do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, responsáveis por colher as impressões digitais dos eleitores, os primeiros a integrar o cadastro biométrico que deverá ser implementado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o País nos próximos dez anos.
Os três municípios foram escolhidos para integrar o projeto-piloto do Tribunal por atenderem aos requisitos para sua implementação. Todos têm em média 15 mil eleitores, teriam de passar por um processo de revisão do eleitorado e ficam em diferentes regiões do Brasil.
O ganho em segurança foi o mais ressaltado por todos. Segundo Moacir Ribeiro da Silva Junior, que comanda o cartório de Colorado D`Oeste, “agora é impossível alguém votar por outro [eleitor]”. Ayrton Moraes Teixeira também frisou que o projeto de cadastramento biométrico pretende alcançar todos os brasileiros, unificando o sistema de identificação da população do país. “Além de se ganhar muito em segurança, o cadastro biométrico tende a virar um projeto de todos os órgãos federais e estaduais de identificação única”, lembra.

Comentários

Postagens mais visitadas