Pesquisador do Cefet lança livro sobre crescimento da economia do interior do estado

O fortalecimento da economia das cidades do interior do estado como Campos, Macaé, Nova Friburgo e Itaguaí foi o que inspirou os pesquisadores Lia Hasenclever, Yves Fauré e o professor de Mestrado de Engenharia Ambiental do Cefet-Campos, Romeu de Silva Neto, a escrever o livro Novos Rumos para Economia Fluminense. Oportunidades e Desafios do Crescimento do Interior, editora E-Papers, será lançado na instituição nesta sexta-feira, dia 24, às 18h, no auditório Reginaldo Rangel.
Segundo Romeu, o livro traz informações atualizadas sobre a situação econômica local e salienta que o interior do estado tem se desenvolvido mais que a capital. Em Campos dos Goytacazes, o pesquisador analisa o caso do Fundecam, um fundo público criado para financiar o desenvolvimento local a partir das receitas do petróleo. Em Macaé, o destaque vai para os impactos socioeconômicos que a instalação da cadeia de petróleo trouxe. Em Nova Friburgo são examinados a organização e o trabalho das empresas de vestuário, setor que se instalou na cidade a partir da segunda metade dos anos 80. Em Itaguaí, examinam-se os desafios da construção das infra-estruturas para o seu desenvolvimento local.
O lançamento deste livro constitui mais um passo no caminho do conhecimento das condições – tanto das oportunidades quanto das restrições – do desenvolvimento local do estado do Rio de Janeiro. É também um dos resultados do Projeto de Pesquisa Estudo Comparativo de Experiências de Desenvolvimento Econômico Local no Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas