Pesquisador do Cefet lança livro sobre crescimento da economia do interior do estado

O fortalecimento da economia das cidades do interior do estado como Campos, Macaé, Nova Friburgo e Itaguaí foi o que inspirou os pesquisadores Lia Hasenclever, Yves Fauré e o professor de Mestrado de Engenharia Ambiental do Cefet-Campos, Romeu de Silva Neto, a escrever o livro Novos Rumos para Economia Fluminense. Oportunidades e Desafios do Crescimento do Interior, editora E-Papers, será lançado na instituição nesta sexta-feira, dia 24, às 18h, no auditório Reginaldo Rangel.
Segundo Romeu, o livro traz informações atualizadas sobre a situação econômica local e salienta que o interior do estado tem se desenvolvido mais que a capital. Em Campos dos Goytacazes, o pesquisador analisa o caso do Fundecam, um fundo público criado para financiar o desenvolvimento local a partir das receitas do petróleo. Em Macaé, o destaque vai para os impactos socioeconômicos que a instalação da cadeia de petróleo trouxe. Em Nova Friburgo são examinados a organização e o trabalho das empresas de vestuário, setor que se instalou na cidade a partir da segunda metade dos anos 80. Em Itaguaí, examinam-se os desafios da construção das infra-estruturas para o seu desenvolvimento local.
O lançamento deste livro constitui mais um passo no caminho do conhecimento das condições – tanto das oportunidades quanto das restrições – do desenvolvimento local do estado do Rio de Janeiro. É também um dos resultados do Projeto de Pesquisa Estudo Comparativo de Experiências de Desenvolvimento Econômico Local no Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Índio - Tribo Goytacazes

O significado do gorro (barrete frígio) no Brasão de Campos dos Goytacazes, por Marcelo Bessa