Postagens coletivas: Ação da Rede Blog

Hoje mais uma vez acontece a formação da Rede Blog e o tema escolhido para a postagem coletiva foi "A falta de uma imprensa decente em Campos e a "obrigação" dos blogs em passar informação ágil e com credibilidade", um momento para análise e reflexão sobre a mídia tradicional e o surgimento dos blogs.
Desde as primeiras marcações que nossos ancestrais fizeram nas paredes das cavernas que habitavam até o surgimento da imprensa, através de Gutenberg da prensa tipográfica, o ser humano procurou ao longo da História criar meios e ferramentas para se comunicar, com o único objetivo de melhorar seu padrão de vida.
Nos dias atuais, entendemos a imprensa com uma designação coletiva dos veículos de comunicação, como rádio, tv e jornais,
Concordo parcialmente com tema, mas acredito que exista em Campos uma parte da mídia que seja decente, que faça jornalismo sério, sempre ficar atrelada ao poder público, com autonomia para fazer as criticas quando forem necessárias, assim também como ser propositiva, debate os rumos da sociedade.
O que não dá para aceitar é uma imprensa manipuladora, bajuladora, tendenciosa e que muita vezes publica fatos que não condizem com a realidade, como é comum na planície goytacá.
Não me lembro onde li, mas para alguns casos, só mesmo uma autuação do Procon, pois alguns desses “produtos”, enganam o consumidor/leitor, sendo passíveis de ações por danos.
Com o advento da internet, muitas foram as fontes de acesso a informação, assim também como a ampliação do debate, pois as diferentes opiniões e versões de um fato poderiam ser debatidas em tempo real.
O presenciamos hoje é um crescimento de blog, canais de informações individuais ou coletivos, que buscam acrescentar informações ágeis e com credibilidade, uma oportunidade para tornar real a tão propalada Democratização do acesso a informação
Não vejo nos blogs a "obrigação" em passar informação ágil e com credibilidade, pois os mesmos não são imparciais, tolos são aqueles que pensam o são, quem fica em cima do muro é cerca elétrica ou caco de vidro, o que temos buscado é transmitir informações verídicas e com análises pessoais.

Na imprensa escrita, é fácil ficar em desacordo com os leitores quando eles encontram
algo errado em seu texto. Como jornalista, você fica na defensiva.
Os leitores de um blog colaboram com seu texto e ajudam.
Eles querem que você dê a notícia correta.”
- Ben Mutzabaugh

O legal dos blogs é que a informação pode ser comentada e questionada on line, assim como a interatividade a divulgação dos fatos no mesmo “just in time”, Geralmente, é ensinado que devemos ouvir as opiniões dos outros na mesma proporção que devemos opinar.
Vivemos o tempo da Sociedade da Informação, surgida nos fins do século XX, este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.
A blogosfera é um fenômeno social, tenho presenciado a cada dia o surgimento de novos blogs, contribuindo ainda mais que este infinito quebra-cabeças, seja cada vez mais plural, diversificado, formando uma rede que seja responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. fornecendo a formação de uma cultura de participação, é possível, graças ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação, à globalização, à evolução da cidadania, à evolução do conhecimento científico sobre a vida etc.
As redes unem os indivíduos organizando-os de forma igualitária e democrática e em relação aos objetivos que eles possuem em comum.

“Você pode anexar um documento a um e-mail?
Então você pode publicar um blog com imagens.”
- Mark Briggs

Finalizando, recomento a Leitura do Livro "Jornalismo 2.0: Como sobreviver e prosperar", disponível para download aqui

Comentários

Vitor Menezes disse…
Bacana, seu Sepé. Vamo que vamo!

Postagens mais visitadas