Petroleiros iniciam greve em plataformas da Petrobras e Campos

Os petroleiros deram início nesta segunda-feira ao processo de paralisação da maioria das plataformas da Petrobras na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, como planejado em um plano de greve anunciado pelos empregados da petrolífera na semana passada.
Segundo a Federação Única dos Petroleiros (Fup), 33 das 42 plataformas da companhia na bacia passaram a reduzir sua produção gradualmente às 00h00 até que passem somente a produzir a energia que consomem. Contudo, a Fup descarta a possibilidade de escassez de petróleo no país.
De acordo com o diretor da entidade, José Genivaldo Silva, o risco de falta de petróleo inexiste porque o estoques, segundo ele, são suficientes para abastecer o país durante os cinco dias de greve previstos.
A Petrobras não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.
Na semana passada os funcionários da maior empresa do Brasil anunciaram uma greve de cinco dias à partir do dia 14, com parada na produção da Bacia de Campos, responsável por 80% do petróleo produzido no Brasil.
Segundo a Fup e o Sindicato dos Petroleiros no Norte Fluminense, as reivindicações são de um maior percentual dos lucros da companhia para os trabalhadores e objetiva também forçar a Petrobras a considerar o dia de saída dos empregados da plataforma como um dia de trabalho.
(Reportagem de Denise Luna; Texto de Rodolfo Barbosa; Edição de Renato Andrade).
Fonte: Uol

Comentários

Postagens mais visitadas