Cefet Campos lança projeto para incentivar agricultura familiar





O Programa Petrobrás Mosaico Terra será lançado amanhã, dia 30, às 9h, na sede da Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental (UPEA) do Cefet Campos, em Barcelos. O projeto tem como objetivo desenvolver a agricultura e pecuária familiar em comunidades de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. O convênio envolve a Petrobrás, Cefet Campos e Fundação Cefet Campos.
Entre as ações previstas estão a capacitação de produtores rurais para o uso de tecnologias auto-sustentáveis, a capacitação e resgate do uso de plantas medicinais pelos agricultores de base familiar, assim como ações de saúde ambiental, resgate cultural e capacitação para geração de renda.
Inicialmente serão atendidas 110 famílias das comunidades do Açu, Venda Nova, Campo Novo, Barcelos e dos assentamentos Tipity e Oziel Alves, além de atendimento aos jovens do Criam de Campos. O Programa, com duração prevista para um ano, pode ser estendido até 2017.
Serão oferecidos cerca de 25 cursos que vão acontecer dentro das próprias comunidades ou na sede da UPEA. A idéia é fazer um diagnóstico das comunidades e identificar os cursos que mais interessam. A partir daí, trabalhar toda a cadeia produtiva, desde a produção até a colocação de pontos de venda.
"O grande diferencial é o olhar para a agricultura familiar. Não existe até hoje uma ação efetiva na Bacia de Campos com esta vertente. Queremos atender a família como um todo e até 2017 estender o trabalho para o Noroeste e Região dos Lagos, que são áreas de atuação do Cefet Campos", explica o diretor da UPEA, Vicente de Oliveira.
Os jovens das comunidades, entre 16 e 24 anos, também serão atendidos pelo Programa através de uma formação profissional agro-ambiental. Nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, acontece no assentamento Tipity um curso de plantas medicinais.
"Com o projeto, esperamos contribuir para a sustentabilidade dos agricultores rurais, valorizando o trabalho do homem do campo e reduzindo ao máximo a necessidade da migração
para as cidades em busca de outra fonte de renda", afirma Lincoln Weinhardt, gerente de Comunicação da Unidade de Negócio da Bacia de Campos.

Comentários

Postagens mais visitadas