Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental (UPEA) do CEFET CAMPOS






Inaugurada em 22 de outubro de 2007, a Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental (UPEA) do CEFET CAMPOS foi criada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão associadas ao Sistema CEFET CAMPOS, especialmente ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.

A UPEA/CEFET Campos está sendo implantada em área de mais de 7000 metros quadrados adquirida em 30 de maio de 1978. Situada á margem direita do Rio Paraíba do Sul, a UPEA está no município de Campos dos Goytacazes, podendo ser localizada a partir das coordenadas geográficas de latitude de 21º44´22.0” Sul e longitude de 41º12´26.2” Oeste, na BR 356, próximo a Barcelos, 6º distrito do Município de São João da Barra, norte Estado do Rio de Janeiro, em bioma de Mata Atlântica.

Na UPEA estão sendo desenvolvidos projetos e experimentos relacionados aos conteúdos de hidrologia, meteorologia, ecologia, geologia, agricultura orgânica, energias renováveis (eólica, solar, fluvial e biodiesel) e temas correlatos. A Unidade abrigará uma estrutura física que permitirá realizar o monitoramento do rio Paraíba do Sul, além do registro contínuo de dados meteorológicos.

O Campus da UPEA dispõe da seguinte estrutura:

- Estação meteorológica automática, modelo MAWS100 da Hobeco, que envia informações sobre temperatura do ar, umidade relativa do ar, precipitação (chuva), pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, radiação solar global e líquida, além da temperatura e umidade de água no solo;
- Relógio de Sol e observatório astronômico do tipo ROLL-OFF (teto móvel) dotado com um telescópio refletor do tipo SCHMIDT-CASSEGRAIN marca CELESTRON ADVANCED SERIES C8-SGT com sistema controle computadorizado NEXSTAR e montagem equatorial, acoplado a uma câmara CCD da MEADE DEATH SKY IMAGER II que permite capturar as imagens digitais dos astros.
- Laboratório de qualidade de água onde o objetivo é o monitoramento dos principais parâmetros químicos, físicos e biológicos no Baixo rio Paraíba do Sul (RPS) tais como metais pesados, oxigênio dissolvido (OD), potencial de hidrogênio (pH), nitrogênio e seus compostos, fósforo, Demanda bioquímica de oxigênio (DBO), Condutividade elétrica (CE), Sólidos em suspensão (TSS), cor, turbidez (TN), temperatura, coliformes totais, coliformes termotolerantes entre outros.
- Estação de Tratamento de Água (ETA) que além de tratar a água do rio Paraíba do Sul para consumo na Unidade, também será utilizada para fins didáticos. A ETA da UPEA servirá de modelo para ser implantado em pequenas comunidades na região. Em breve será instalada também uma ETA para tratar a água subterrânea da Unidade.
- Na faixa marginal do Paraíba (Área de Preservação Permanente – APP) sob domínio da UPEA, entre a BR-356 e o rio foi implantada uma mata ciliar modelo onde estão sendo desenvolvidas práticas de Educação Ambiental. O projeto, que recebeu autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para implantação, prevê a realização do reflorestamento com espécies nativas e a construção de uma rampa em terra e de um pequeno ancoradouro em madeira para pequenas embarcações a serem utilizadas em atividades de educação ambiental.
- Casa de Vegetação onde são produzidas principalmente espécies nativas da região para fins de projetos de florestamento e reflorestamento;
- Horta de Plantas Medicinais, fruto de uma parceria entre FURNAS e a UPEA/CEFET Campos;
- Tanque de Piscicultura para práticas dos cursos de aqüicultura familiar;
- Área experimental para produção de fenos para alimentação animal;
- Instalação de pequenos animais para implantação de modelo sustentável para agricultura familiar;
- Minhocário e compostagem para produção de adubo orgânico;
- Programa “Escola de Fábrica” onde 60 jovens de baixa renda em idade de 16 a 24 anos da comunidade do entorno da unidade, estão adquirindo formação profissional inicial e continuada na área agro-ambiental visando à formação cidadã no mundo do trabalho.
Todos os dados gerados na UPEA serão sistematicamente atualizados e disponibilizados na página da Unidade (
www.upea.cefetcampos.br).

Comentários

Postagens mais visitadas