Saiba mais sobre a Geórgia




A Geórgia é formada pelas terras dos antigos reinados de Colchis e Kartli-Iberia. A área ficou depois sob o domínio do império romano, durante os primeiros séculos d.C. Em 330, o cristianismo se tornou a religião oficial da região.
Área geograficamente estratégica, passou pelos domínios dos persas, árabes e turcos. Nos séculos 11 a 13, a região viveu uma época de ouro, interrompida pela invasão mongol em 1236.
Depois de um período de domínio do império mongol, a região foi dominada pelos impérios otomano e persa que competiram por muitos anos pela influência nestas terras.
Foi no século 19 que a Geórgia foi absorvida pelo império russo até proclamar a independência em 1918, logo após a Revolução Russa. A independência, contudo, durou apenas três anos. A União Soviética forçou o domínio sobre o país e manteve a região sob a influência socialista até sua queda, em 1991.
A Geórgia passou por momentos conturbados quando o governo tentou manipular as eleições legislativas nacionais de novembro de 2003. Os protestos populares levaram a resignação do presidente Eduard Shevardnadze, que comandava o país desde 1995.
Em 2004, novas eleições colocaram Mikheil Saakashvili na Presidência e trouxeram tensões entre a Geórgia e a Rússia pelo domínio de territórios separatistas na região, entre eles a Ossétia do Sul e Abkhazia.
As duas regiões declararam independência não reconhecida pelo governo da Geórgia, mas apoiada pelo governo russo. Operações de manutenção de paz são mantidas pela Rússia nos dois territórios.
Além dos conflitos com os separatistas, a Geórgia tem sofrido com o aumento da violência interna gerado, principalmente, pelas condições econômicas da região, em declínio desde o colapso da União Soviética.
Saiba mais sobre a Geórgia:

Capital: Tbilisi
Forma de governo: república presidencialista
Divisão: quatro regiões
Área: 79.700 km²
Nacionalidade: georgiana
População: 4.630.841 (estimativa de julho de 2008)
Idiomas: georgiano (oficial), armênio, russo, ossetiano, abkhaz, turco
Religião: ortodoxa (georgianos, armênios e russos), islâmicas
Moeda: lari
Renda "per capita" anual: US$ 4.700 (estimativa de 2007)
População abaixo da linha da pobreza: 31% (2006)
Fonte: CIA World Factbook

Comentários

Postagens mais visitadas